sexta-feira, 17 de março de 2017

Introdução alimentar

Há uma semana começamos com a introdução dos alimentos sólidos após 6 meses e 1 semana de amamentação em exclusivo. Tem sido uma aventura e tanto! 

Fomos à pediatra e ela lá nos deu uma lista de indicações a seguir, com algumas alterações devido ao meu historial de alergias alimentares (desde que nasci que sou uma estragadinha). Falámos do Baby Led Weaning (BLW) e ela concordou que a Carolina está num nível desenvolvimento favorável a este método de introdução dos alimentos. Para quem não sabe ou não está muito familiarizado o BLW é um método de introdução dos alimentos em que os mesmos são oferecidos aos bebés para que os possam manipular e levá-los à boca de forma autónoma, é o bebé que seleciona o que quer comer, tendo em conta o que é apresentado, e quanto quer comer.  Já li bastante sobre isto e recentemente houve uma reportagem na SIC sobre BLW, mas decidi optar por uma combinação entre este método e o tradicional, assim sendo comecei por dar a sopa e agora na introdução da fruta ofereci a maça cozida ligeiramente, pois um dos princípios do BLW é não oferecer alimentos demasiado duros ou pelo contrário desfeitos. Devagarinho, sem pressas, sem grandes fundamentalismos! A introdução dos alimentos sólidos aos 6 meses é considerada uma alimentação complementar, como o próprio nome diz complementar a amamentação, por isso a Carolina vai continuar a mamar as vezes que quiser enquanto quiser. O que me leva a escolher por esta combinação? Se calhar a necessidade de controlar se a Carolina realmente está a comer alguma coisa ou não, se calhar porque a Carolina não tem aumentado o peso como esperado e na última pesagem estar abaixo do seu percentil habitual e assim achar que ela vai “engordar” como deve ser. Se calhar porque é mais confortável para mim, não sei explicar com precisão quais os motivos, mas esta foi a escolha que fiz e assim não está a correr mal. Quem sabe daqui a mais um mês ou dois não mudei já a maneira de pensar e já esteja a fazer um BLW puro. Não percam as cenas dos próximos episódios! 

A Carolina demonstra interesse pela comida, quer dizer ela leva tudo à boca no geral o que facilita. Suga a maça como se não houvesse amanha, mete as mãos na taça da sopa e faz uma pintura rupestre, mama na colher (ainda é um bocado trapalhona a comer com a colher), agarra na colher, há sopa por todo o lado, é um espetáculo digno de ser visto. Não forço se não quer comer e isto é um dos princípios do BLW o bebé alimenta-se com a quantidade que quer e se não quiser comer não devemos levar os alimentos à boca, embora eu esteja a fazer uma grande batota porque lhe estou a enfiar a sopa com a colher. Dá para perceber a confusão que vai para aqui na minha cabeça? Concordo com as vantagens, com os princípios, mas nesta fase inicial sinto mesmo a necessidade de saber a quantidade que ela come de sopa e depois chafurda na fruta à vontade! Em breve irei oferecer-lhe os legumes para a mão para ver como corre.


P.S.: Lembram-se que a Carolina era um bocadinho preguiçosa com os seus cocós? Pois bem desde que começou com as sopas que é cocó todos os dias e vários por dia, sou uma mãe mesmo orgulhosa!

Aqui está ela na primeira sopa

Sem comentários:

Enviar um comentário