sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Nova surpresa na amamentação

Ao fim de 4 meses a amamentar em exclusivo eis que surge uma nova surpresa! Agora que eu achava que já estava tudo ok e que já não tinha que me chatear mais com isto… Tudo começou há uma semana atrás quando fui com a Carolina à consulta dos 4 meses, pesaram-na e desde a última pesagem engordou 10,5g por dia e devia ter engordado 12g (desculpem qualquer coisinha que eu diga a seguir, mas isto para mim é um autêntico preciosismo). A verdade é que nos dias que antecederam a consulta a Carolina andou um bocadinho mais irritada, mesmo depois de mamar, e eu associei ao facto de ela andar há dois dias sem fazer o seu cocó. Também pensei em fome e, após um dia com muito choro, descongelei leite que tinha tirado e dei-lhe, ela bebeu aquilo num ápice e dormiu descansadinha toda a noite (leia-se até às 6h). No dia seguinte andou mais calma e eu pensei que não fazer cocó, mais o rescaldo da viagem a devem ter deixado inquieta, mas agora que já estávamos em casa ía tudo entrar nos eixos. Só que não! A Enfermeira ficou preocupada com esta (para mim pequena) discrepância no peso e fez-me acreditar que eu não estou a produzir leite em quantidade suficiente. É possível, mas acho estranho a Carolina não se queixar mais com fome, não era suposto? Enfim aceitei não ter leite suficiente e comecei a tomar o Promil, a beber mais água (isto custa-me muito) e a amamentar mais vezes. A verdade é que o Promil é um espetáculo, bastou uma toma e notei logo diferença, pareciam as mamas do principio da amamentação (após regularizar da descida do leite claro!). Ontem nova pesagem e aumentou 90g numa semana, o que parece já preencher o requisito dos 12g por dia embora ainda achem pouco. A receita mantém-se até à próxima semana!

Falei desta “preocupação” com a Pediatra que nos disse que o importante é que ela não desça o percentil, que se mantenha bem disposta e mostrou-se mais apreensiva pelos intervalos entre os cocós da Carolina. De há dois dias para cá a miúda parece que se voltou a lembrar como se faz sozinha! O que tiro disto? Que uma mãe, para além de tudo o mais, também tem que saber selecionar a informação que quer ouvir/seguir dos profissionais de saúde porque não são coerentes entre si. Uns dizem uma coisa, outros outra… Para mim o importante é que a minha filha se desenvolva de forma saudável. Não estou nada preocupada, embora a Enfermeira tenha reforçado que o facto de eu estar preocupada inibisse a produção de leite, sei que estava só a fazer o seu trabalho, mas volto a dizer não estou nada preocupada! Estou muito feliz por estar há 4 meses a amamentar em exclusivo, nunca estabeleci limites e se a Carolina, por alguma razão, se mantiver sem aumentar o peso como o esperado (não me lixem com a diferença de 1g) eu introduzirei mais qualquer coisa para que fique satisfeita embora eu ficasse mesmo muito orgulhosa se fosse só aos 6 meses. Sem stresses, sem preocupações e feliz por poder amamentar enquanto poder!

Sem comentários:

Enviar um comentário